Filme é Cultura

Filmes que estão ou estiveram em cartaz no Brasil

Denis Villeneuve é um diretor de cinema e escritor canadense francês. Ele nasceu em 1967, em Trois-Rivières, Québec, Canadá. Ele começou a carreira como cineasta no National Film Board of Canada. Ele é mais conhecido por seus filmes. Chegada (2016), Sicario (2015), Prisioneiros (2013), Inimigo (2013) e Incendies (2010). Ele é casado com Tanya Lapointe.

(L-R) Director, Denis Villeneuve and Jeremy Renner on the set of the film ARRIVAL by Paramount Pictures

Villeneuve nasceu em 3 de outubro de 1967 em Trois-Rivières, cidade localizada na Província de Quebec, no Canadá. Ele é o filho mais velho de Nicole Demers e Jean Villeneuve, e irmão do também cineasta Martin Villeneuve. Denis estudou na Universidade do Quebec em Montreal. Ele é casado com a repórter cultural Tanya Lapointe e tem três filhos de um relacionamento anterior.

 

Seu próximo filme, Incendies, recebeu aclamação da crítica após sua estréia nos Festivais de Cinema de Veneza e Toronto em 2010. Incendies foi posteriormente escolhido para representar o Canadá no 83º Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e foi eventualmente nomeado para o prêmio.

Villeneuve com Hugh Jackman, Kira Davis e Melissa Leo em 2013
O filme ganhou oito prêmios no 31º Prémios Genie, incluindo Melhor Imagem, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Lubna Azabal), Melhor Roteiro Adaptado, Cinematografia, Edição, Som Geral e Edição de Som. Incendies foi nomeado pelo New York Times como um dos 10 melhores filmes de 2011.
Em janeiro de 2011, Villeneuve foi selecionada pela Variety como um dos dez melhores cineastas para assistir. Também em 2011, o trabalho de Villeneuve foi reconhecido nos Prêmios do Governador Geral de Artes Performáticas, a maior honra do Canadá nas artes do espectáculo, com o Prêmio do Centro Nacional de Artes.

Villeneuve no Toronto Film Festival 2015
Seu próximo filme foi Prisoners (2013), estrelado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal. Na lista de 250 filmes de IMDb, Prisoners está atualmente classificado como 221 na lista de sucesso.
Após o sucesso de Incendies e Prisioneiros, Villeneuve ganhou o Melhor Diretor de Inimigos (2013) no 2º Canadian Screen Awards. O filme também ganhou o Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Toronto de US $ 100.000 pelo Melhor Filme Canadense do Ano em 2015.
Villeneuve dirigiu Sicario (2015), escrito por Taylor Sheridan, e realizado por Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin. O filme competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes 2015. Ele recebeu críticas positivas após sua exibição no Toronto International Film Festival 2015 e se tornou um sucesso comercial, arrecadando quase US $ 80 milhões em todo o mundo mundo.
Villeneuve dirigiu o filme Arrival, baseado na história Story of Your Life, do autor Ted Chiang, de um roteiro adaptado de Eric Heisserer com Amy Adams e Jeremy Renner nos papéis principais. O filme foi exibido no Festival de Cinema de Veneza em 2016, recebendo aclamação da crítica e teve oito indicações para o 89º Oscar, incluindo o Melhor Diretor da Villeneuve.
O filme mais recente de Villeneuve foi Blade Runner 2049, uma sequela de Blade Runner (1982), estrelado por Ryan Gosling e Harrison Ford. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 6 de outubro de 2017. Ridley Scott atuou como produtor executivo.

Categories: Diretores

Deixe seu comentário




-->